quarta-feira, 25 de março de 2009

Definição


Você vai?
Não sei, e você?
Não sei, depende de você ir ou não. Se você for, eu vou.
Mas não dá pra ir sem mim?
E dá pra ter começo sem ter fim?

Buscando-se um meio termo entre céu e inferno, verão e inverno, Havaianas, gravata e terno. Com régua e compasso, será que eu acho a mediatriz entre a virtude e o pecado? Ação e estado?
"Si no mueve el culo, no se come pescado", conta um sábio provérbio cubano.
Um velho dilema humano.

Na esquina do dever e do desejo, tem um bêbado jogado, estraçalhado pela rotina da rua. Trabalhava numa obra aqui perto de casa e, de repente, se perdeu na vida, ou se encontrou, ou não deu certo alguma investida e a busca se fez desiludida. Sei lá! Sei que jogar uma pá de terra sobre o passado é jogar uma pá de cal sobre a parede pichada. Restaura a fachada, mas não cerra o problema.

E que tem isso com o enredo?

Tem que ver com o fato de acordar cedo, deixar a casa em ordem, meter o pé na lama, sujar a borda do vestido. Espremer os ossos no ônibus lotado, até a lata estufar e ninguém conseguir sequer respirar. Descer, correr, saltar as poças, desviar das cusparadas, como manda o asseio, subir a passarela, descer as escadas, validar o bilhete, cruzar a catraca, trocar de lata. Duas horas no trem, no tráfego estático de homens, odores, horrores, uns poucos sorrisos revigorantes. Dor de cabeça que até lateja, mas ninguém sabe que o que você deseja de verdade é só um pouco de sossego. É a liberdade de Luz del Fuego, acoitada no fluxo inconsciente das femininas veleidades.

É uma vida normal, plena e total, impossível nessa rotina infernal que rende uns míseros trocados. Não passa fome, mas a fome de verdade nunca some, nunca morre, lhe consome a paciência, fome enorme que não tem nome.

Você gosta de mim?
Claro que gosto, ué. Que pergunta?
Mas gosta como?
Gosto do jeito que se gosta de uma pessoa que a gente gosta.
E isso lá é resposta???

Treme e dispara,
diz "pára!", coração!
Diz não!

Que a verdade ainda é longe da definição...

Nenhum comentário: